Receitas
da Cozinha
A RECEITA QUE VOCÊ QUER
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Normal Avançada
SABOR BÉLGICA
 

Experimente essa incrível receita típica da simpática cidade de Ostende, na Bélgica. Quem provar certamente vai querer repetir muitas vezes.

Ostras gratinadas de Ostende (Gratin d'huîtres d'Ostende)    
24 ostras frescas retiradas das conchas (reserve 24 metades de conchas e o líquido das ostras); 250 gramas de camarões crus pequenos; 1 xícara (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de vinho branco seco; 3 colheres (sopa) de farinha de trigo; 1 gema; pimenta branca moída; 1 colher (chá) de sal; 1/4 de xícara (chá) de farinha de rosca fresca; 1/2 xícara (chá) de queijo gruyère ou emmenthal, ralado.

Aqueça o forno a 220 graus (forte). Descasque e limpe os camarões. Enxugue-os bem e frite em 2 colheres de manteiga por 2 a 3 minutos. Reserve. Coloque o líquido das ostras em um copo e junte leite suficiente para completar um copo e 3/4. Acrescente o vinho. Derreta a manteiga restante e junte a farinha, mexendo sempre. Aos poucos, adicione a mistura de líquidos e mexa até começar a engrossar. Abaixe o fogo e cozinhe por 3 minutos. Bata levemente a gema e acrescente ao molho. Tempere com sal e pimenta, retire do fogo e junte os camarões. Coloque uma colher (sopa) da mistura em cada concha e, sobre ela, uma ostra; então cubra a ostra com outra colher do molho de camarões. Arrume as conchas, lado a lado, em uma assadeira e leve ao forno por 8 minutos. Polvilhe as conchas com o queijo e a farinha de rosca. Leve ao forno novamente por mais 4 a 5 minutos.

Receita da edição 0372 | 17/23out2003

Resultado da busca Capa de Cozinha Edição atual