Semanal / No 1100   © 2019   Edição 11/17jan19
[SABOR VERÃO]
[TENTAÇÃO]
[RÁPIDO]

SABOR VERÃO
 
Salpicão de atum.

Por conter tantos ingredientes, o salpicão pode ser considerado uma refeição completa. Você pode substituir o atum por frango picado, camarõezinhos ou bacalhau desfiado.

   
3 xícaras (chá) de batatas cozidas, cortadas em cubos; 2 latas de atum escorridas; 1 xícara (chá) de cenoura ralada; 1/2 xícara (chá) de salsão picado; 1/2 cebola ralada; 2 maçãs descascadas e cortadas em cubos; 1 lata de milho; 1/2 xícara (chá) de uvas passas hidratadas; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 caixa de creme de leite; 2 xícaras (chá) de maionese; 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas; sal a gosto.

Junte o azeite, o limão, a mostarda, a maionese, o creme de leite e a cebola. Em uma saladeira grande, coloque todos os demais ingredientes e misture bem. Em seguida, acrescente o molho e mexa.


TENTAÇÃO
 
Pavê de abacaxi.

Usar nas receitas as frutas da estação tem sempre vantagens: elas estão mais baratas e mais bonitas. Este mês de janeiro, use e abuse do abacaxi Havaí.

   
1 abacaxi Havaí picado; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 litro de leite; 2 pacotes de pó para pudim de baunilha; 1 caixa de leite condensado; 1 caixa de creme de leite; 6 claras; 5 colheres (sopa) de açúcar; 1 pacote de biscoitos tipo Maria.

Coloque o abacaxi picado e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e mexa bem enquanto o açúcar derrete e o abacaxi cozinhe bem, formando uma espécie de geléia grossa. Reserve. Misture os pacotes de pó para pudim com o leite condensado e o leite. Leve ao fogo e mexa até ficar cremoso. Reserve também creme. Bata as claras em neve, adicionando, aos poucos, o açúcar, sem parar de bater, até formar um merengue firme. Acrescente a caixinha de creme leite às claras, misturando delicadamente e reserve. Para montar o pavê coloque metade do creme de baunilha em uma travessa de vidro. Cubra com metade dos biscoitos. Por cima, coloque metade do doce de abacaxi. Repita as camadas: creme, biscoito e doce. Finalize com o creme de claras. Leve à geladeira por 6 horas antes de servir.


RÁPIDO
 
Ovos recheados com gorgonzola.

Cozinhe os ovos por cerca de 10 minutos, em fogo baixo, para que fiquem bem firmes. Retire as cascas com cuidado, depois que esfriarem, para ficarem lisinhos e bonitos.

   
4 ovos cozidos; 4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola; 8 colheres (sopa) de ricota; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de cebola picada; sal a gosto.

Parta os ovos ao meio, no sentido longitudinal. Retire as gemas e misture-as com a ricota, a gorgonzola, o azeite, a cebola e o sal. Misture bem até que fique uma pasta homogênea. Distribua a pasta dentro das claras que ficaram vazias. Sirva em seguida.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2019 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU