Semanal / No 1057   © 2017   Edição 19/25jan18
[SABOR VERÃO]
[RÁPIDO]
[TENTAÇÃO]

SABOR VERÃO
 
Salpicão de atum.

Pode-se substituir o atum por frango picado, camarõezinhos ou bacalhau desfiado.

   
3 xícaras (chá) de batatas cozidas, cortadas em cubos; 2 latas de atum escorridas; 1 xícara (chá) de cenoura ralada; 1/2 xícara (chá) de salsão picado; 1/2 cebola ralada; 2 maçãs descascadas e cortadas em cubos; 1 lata de milho; 1/2 xícara (chá) de uvas passas hidratadas; 3 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 caixa de creme de leite; 2 xícaras (chá) de maionese; 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas; sal a gosto.

Junte o azeite, o limão, a mostarda, a maionese, o creme de leite e a cebola. Em uma saladeira grande, coloque todos os demais ingredientes e misture bem. Em seguida, acrescente o molho e mexa. Sirva sobre folhas de alface.


RÁPIDO
 
Ovos recheados com gorgonzola.

Pode ser servido como entrada ou como um lanche muito nutritivo.

   
4 ovos cozidos; 4 colheres (sopa) de queijo gorgonzola; 8 colheres (sopa) de ricota; 2 colheres (sopa) de azeite de oliva; 2 colheres (sopa) de cebola picada; sal a gosto.

Cozinhe os ovos por cerca de 10 minutos, em fogo baixo, para que fiquem bem firmes. Só retire as cascas com cuidado, depois que esfriarem, para ficarem lisinhos e bonitos. Parta os ovos ao meio, no sentido do comprimento. Retire as gemas e misture-as com a ricota, a gorgonzola, o azeite, a cebola e o sal. Misture bem até que fique uma pasta homogênea. Distribua a pasta dentro das claras que ficaram vazias. Sirva em seguida.


TENTAÇÃO
 
Pavê de abacaxi.

Usar nas receitas as frutas da estação tem sempre vantagens: elas estão mais baratas e mais bonitas. Este mês de janeiro, use e abuse do abacaxi Havaí.

   
1 abacaxi Havaí picado; 2 xícaras (chá) de açúcar; 1 litro de leite; 2 pacotes de pó para pudim de baunilha; 1 caixa de leite condensado; 1 caixa de creme de leite; 6 claras; 5 colheres (sopa) de açúcar; 1 pacote de biscoitos tipo Maria.

Coloque o abacaxi picado e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo e mexa bem enquanto o açúcar derrete e o abacaxi cozinhe bem, formando uma espécie de geléia grossa. Reserve. Misture os pacotes de pó para pudim com o leite condensado e o leite. Leve ao fogo e mexa até ficar cremoso. Reserve também creme. Bata as claras em neve, adicionando, aos poucos, o açúcar, sem parar de bater, até formar um merengue firme. Acrescente a caixinha de creme leite às claras, misturando delicadamente e reserve. Para montar o pavê coloque metade do creme de baunilha em uma travessa de vidro. Cubra com metade dos biscoitos. Por cima, coloque metade do doce de abacaxi. Repita as camadas: creme, biscoito e doce. Finalize com o creme de claras. Leve à geladeira por 6 horas antes de servir.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2017 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU