Semanal / No 1072   © 2018   Edição 18/24mai18
[SABOR ITÁLIA]
[TRADICIONAL]
[TENTAÇÃO]

SABOR ITÁLIA
 
Risoto de avelãs e cogumelos.

Espalhe queijo parmesão ralado por cima, para dar o toque final nesta delícia.

   
180 gramas de avelãs descascadas; 1 dente de alho picado; 1 pimenta vermelha fresca picada; 1 colher (sopa) de azeite de oliva; 1 1/2 xícara (chá) de arroz integral; 1 colher (chá) de suco de limão; 1 litro de caldo de legumes fervente; 60 gramas de cogumelos (do tipo preferido) picados ou fatiados; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Aqueça o forno a 180 graus e torre as avelãs em uma assadeira por 15 minutos. Coloque sobre um pano de prato e esfregue para que a pele saia. Pique-as grosseiramente e reserve. Refogue o alho, a pimenta e a cebola no azeite. Junte o arroz e mexa por dois minutos. Tempere com o sal, a pimenta e adicione o suco de limão. Coloque o caldo aos poucos e não pare de mexer em momento algum. Quando já tiver colocado metade do caldo, acrescente os cogumelos. Termine de colocar o caldo aos poucos até que o arroz esteja macio. Jogue as avelãs por cima, tampe e deixe descansar por 4 minutos antes de servir.


TRADICIONAL
 
Broinha de fubá.

Quentes ou frias, as broinhas lembram a culinária rica do interior.

   
1 1/2 xícara (chá) de fubá; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 6 ovos; 1 xícara (chá) de leite; 1 xícara (chá) de manteiga; 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de água.

Peneire em uma tigela o fubá, a farinha, o açúcar e o sal. Reserve. Em uma panela misture a manteiga (reserve uma colher de sopa) o leite e a água. Leve ao fogo e assim que ferver junte de uma só vez os ingredientes secos. Mexa sempre e cozinhe por 20 minutos até que se obtenha um mingau encorpado. Retire do fogo, despeje em uma tigela e reserve por 15 minutos. Adicione os ovos mexendo sempre a cada adição. Umedeça uma tigela de 10 cm de diâmetro e polvilhe com fubá. Coloque na tigela um pouco mais de 1 colher (sopa) de massa. Rode a tigela para formar a broinha e disponha-a em uma assadeira untada com manteiga. Deixe sempre uma distância de 2 cm entre elas. Repita a operação até terminar a massa. Sempre que preciso, umedeça mais a tigela e coloque mais fubá. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 25 minutos. Retire do forno e sirva.


TENTAÇÃO
 
Sorvete de brigadeiro.

Delicioso e refrescante!

   
250 gramas de chocolate meio amargo picado; 1 lata de leite condensado; 1 lata de creme de leite; a mesma medida (da lata) de leite gelado; chocolate granulado.

Aqueça em banho-maria o creme de leite. Quando aquecer, junte o chocolate e mexa até obter um creme. Bata no liquidificador o creme de chocolate com o leite condensado e o leite gelado. Passe para uma tigela ou forma e leve ao congelador por, no mínimo, 3 horas, ou até firmar. Na hora de servir, decore com o chocolate granulado.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2018 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU