Semanal / No 1144   © 2019   Edição 20-26dez19
[NATAL ALEMANHA]
[NATAL PORTUGAL]
[NATAL UCRÂNIA]
[NATAL VENEZUELA]
[NATAL IRLANDA]

NATAL ALEMANHA
 
Estrelinhas de canela (Zimtsterne).

Essas lindas estrelinhas são tradicionais na culinária de Natal alemã. As crianças vão adorar e os adultos que ainda têm espírito de criança também.

   
4 claras; 250 gramas de açúcar de confeiteiro; 400 gramas de avelãs ou amêndoas moídas; 2 colheres (chá) de canela em pó; açúcar cristal.

Bata as claras em neve e adicione aos poucos o açúcar de confeiteiro. Bata até formar um merengue bem firme. Retire quatro colheres de sopa do merengue e reserve na geladeira. Ao restante, adicione a castanha e a canela. Misture bem e rapidamente. Abra uma folha de papel manteiga sobre uma bancada ou mesa. Forre o papel com açúcar cristal e coloque a massa sobre ele. Cubra com outra folha de papel manteiga e, só então, usando um rolo, estenda a massa (use o rolo sobre o papel) até a espessura de cerca de 1 cm. Retire apenas o papel manteiga superior e corte as estrelinhas usando um cortador de biscoitos, passando-o em água após cada corte. Com cuidado, remova os excessos de massa entre as estrelinhas. Passe o papel manteiga com as estrelinhas para uma assadeira e leve à geladeira para firmarem por cerca de 2 horas. Repita a operação com a massa restante. Após as 2 horas, retire a forma da geladeira e pincele as estrelinhas com a mistura (clara e açúcar) reservada. Asse em forno preaquecido a 160 graus por cerca de 10 a 15 minutos. Não deixe que fiquem muito escuras. Espere amornar, retire do papel manteiga e guarde em potes ou vidros bem vedados.


NATAL PORTUGAL
 
Cordeiro assado.

Portugueses e brasileiros têm várias receitas natalinas em comum. A rabanada é uma delas. E a carne assada é outra. Só que aqui, onde o cordeiro não é muito comum, em geral se costuma assar lombo ou pernil suínos.

   
3 1/2 kg de cordeiro cortado em pedaços; 20 folhas de sálvia; 3 ramos de alecrim em picadinho; 3 dentes de alho; 3/4 de xícara (chá) de azeite; 1 xícara (chá) de vinho branco seco; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Em uma assadeira grande, coloque o cordeiro. Por cima disponha a sálvia, o alecrim, os dentes de alho, o azeite, o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus por 50 minutos. A cada 15 minutos, banhe a carne com o próprio molho. Sirva quente em uma bela travessa.


NATAL UCRÂNIA
 
Kutiá (Trigo doce).

As tradicionais ceias eslavas eram compostas por 12 pratos, cada uma representando um dos apóstolos. Atualmente, não se preparam tantos pratos, mas o Kutiá não pode faltar.

   
1/2 kg de trigo descascado; 50 gramas de passas; 50 gramas de semente de papoula; mel a gosto; 10 gramas de nozes moídas.

Deixe o trigo de molho em água por 2 horas. Leve com água ao fogo e cozinhe até que o trigo esteja macio, por cerca de 40 minutos. Escorra e deixe esfriar. Adicione as passas, a semente de papoula, o mel e as nozes. Sirva gelado.


NATAL VENEZUELA
 
Arepas.

As arepas (ou arepitas) são normalmente consumidas no café da manhã do dia 25 na Venezuela. Por ser uma massa com sabor leve, a opção é variar na cobertura (ou recheio). Pode-se usar queijo ralado, presunto, requeijão, entre outros.

   
1 xícara (chá) de farinha de milho amarela; 1/2 colher (sopa) de sal; 1 colher (café) de pimenta-do-reino branca moída; 1 colher (sopa) de alho em pó; 1/2 colher (sopa) de fermento em pó; 1 ovo; 1 xícara (chá) de água fervente; 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralada; 2 colheres (sopa) de manteiga.

Misture em uma tigela a farinha, o sal, a pimenta, o fermento e o queijo. Com um garfo, misture tudo e adicione aos poucos a água fervente. Misture bem até não estar tão quente e coloque o ovo. Mexa bem até que a massa desgrude da tigela. Amasse com as mãos até que forme uma bola. Molde pedaços pequenos no formato de hamburgueres grossos. Em uma panela anti-aderente, aqueça a manteiga e coloque as arepas até que fiquem douradas em ambos os lados. Sirva-as quente com queijo ralado ou molho de tomate.


NATAL IRLANDA
 
Salmão defumado com molho de espinafres.

O salmão é um dos peixes mais usados na cozinha irlandesa. E, no Natal, ele não faltar, é claro, preparado de maneira especial.

   
8 fatias de salmão defumado; 50 gramas de espinafre picadinho; 100 ml de óleo de girassol; 1 colher e meia de sopa de vinagre balsâmico; 1/2 colher (sopa) de suco de limão; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Disponha as fatias de salmão em um prato grande. Misture o espinafre com o óleo de girassol, o vinagre e o suco de limão. Tempere com sal e pimenta e misture muito bem. Coloque o molho por cima do salmão e sirva.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2019 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU