Semanal / No 1122   © 2019   Edição 12/18jul19
[RÁPIDO]
[DIA-A-DIA]
[MICRO-ONDAS]
[TENTAÇÃO]

RÁPIDO
 
Cogumelos à grega.

É possível servir esses cogumelos como entrada ou mesmo como acompanhamento de uma carne.

   
2 colheres (sopa) de vinho branco seco; 3 colheres (sopa) de azeite; 3 colheres (sopa) de água; 200 gramas de champignons; 1 cebola picadinha; 2 tomates picadinhos sem semente; 1 pitada de sal, tomilho e pimenta; suco de 1 limão; salsa picada a gosto.

Cozinhe todos os ingredientes em fogo baixo por 3 minutos, menos os champignons e a salsa. Adicione os champignons e continue cozinhando até que fiquem bem macios. Retire do fogo, escorra e coloque os ingredientes sólidos em uma travessa. Deixe o molho reduzir bem na panela. Sirva por cima dos cogumelos, espere esfriar e sirva.


DIA-A-DIA
 
Alcatra com molho de tomate e limão.

O sabor ácido do limão combina muito bem com o da carne.

   
1kg de alcatra; 3 pimentões sem sementes e picados em tiras (um de cada cor); 8 tomates batidos no liquidificador; 2 pimentas vermelhas picadinhas sem sementes; 1 cubo de caldo de carne dissolvido em água; 3 rodelas finas de gengibre; 1 colher (sobremesa) de sal; 5 folhas de cebolinha bem picadas; 3 dentes de alho amassados; 1 cebola picadinha; suco de 3 limões; óleo para refogar.

Misture todos os ingredientes e deixe marinar por 12 horas. Coe a marinada, separe a carne, o líquido e os demais ingredientes. Coloque a carne com o líquido da marinada em uma panela de pressão por 30 minutos. Refogue os ingredientes restantes em óleo bem quente. Adicione a carne sem o caldo e refogue por alguns minutos. Por fim, acrescente o líquido do cozimento, ferva mais alguns minutos e sirva com arroz ou macarrão.


MICRO-ONDAS
 
Sopa de cebola.

Torradas feitas em casa combinam muito bem com essa sopa fácil e saborosa.

   
2 colheres (sopa) de vinho branco seco; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa) de purê de tomate; 3 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de carne; 3 cebolas em rodelas.

Coloque a manteiga em uma tigela refratária grande. Cubra com papel toalha e leve ao microondas em potência alta por 40 segundos. Adicione a cebola e mexa. Cubra novamente e cozinhe em potência alta por 15 minutos. Adicione o caldo de carne, o vinho e o purê de tomate. Misture bem, cubra e volte para o microondas por 8 minutos (mexa duas vezes nesse tempo). Retire, misture bem e sirva.


TENTAÇÃO
 
Bolo de café e nozes.

As nozes moídas dão uma textura toda diferente ao bolo. Uma delícia!

   
200 gramas de manteiga; 2 xícaras (chá) de açúcar; 4 ovos; 1 xícara (chá) de café preparado bem forte; 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1 xícara (chá) de nozes moídas; 1 colher (sopa) de fermento.

Bata as claras em neve. Misture os demais ingredientes e depois de tudo bem batido, incorpore as claras. Despeje tudo em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno moderado (180 graus). Estará pronto quando enfiar um palito de dente no bolo e o mesmo sair limpo (cerca de 25 minutos).


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2019 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU