Semanal / No 1088   © 2018   Edição 21/27set18
[SIMPLES]
[VEGETARIANO]
[DIA-A-DIA]
[MICRO-ONDAS]

SIMPLES
 
Pastel de Forno.

É gostoso tanto como lanche como para um jantar.

   
2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de leite; 1 ovo; 2 colheres (sopa) de fermento em pó; sal a gosto.

Misture todos os ingredientes com as mãos. Deixe descansando por cerca de 10 minutos. Abra a massa em uma superfície lisa e faça os pastéis com o recheio de sua preferência. Feche-os e prense um garfo nas bordas para que não abra durante o cozimento. Pincele com gema e leve para assar em forno moderado.


VEGETARIANO
 
Hambúrguer de Cenoura.

Quem é vegetariano vai gostar, e quem não é, também.

   
3 cenouras raladas; 1 maçã sem casca ralada; 1 clara de ovo; 1/2 xícara (chá) de cebola; 2 colheres (sopa) de aveia; 2 colheres (sopa) de salsa; 1/2 xícara (chá) de farinha de rosca; sal a gosto; azeite para untar.

Esprema a cenoura em cima de uma peneira para retirar o excesso de suco e misture com a maçã, a clara, a cebola, a aveia, a salsa e acerte o sal. Faça bolinhas achatadas. Passe-as na farinha de rosca. Unte a frigideira antiaderente com o azeite e frite os hamburgueres.


DIA-A-DIA
 
Arroz à bolonhesa.

Saborosíssimo e de baixo custo. É ideal para uma refeição em família. Rende 5 a 6 porções.

   
4 xícaras (chá) de arroz cozido (pode usar sobras); 50 gramas de queijo tipo parmesão ralado; 1 copo de requeijão cremoso. Molho: 4 colheres (sopa) de azeite; 300 gramas de carne moída; 2 dentes de alho amassados; 1 cebola picadinha; 1 caixinha de molho de tomate; sal, pimenta, orégano e outros temperos a gosto; 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada. Cobertura: 200 gramas de queijo mussarela fatiado.

Misture o arroz com o requeijão e o queijo ralado. Reserve. Aqueça o azeite em uma panela e nele frite a carne até ficar soltinha e secar o líquido. Então, junte o alho, a cebola, e rofogue bem. Tempere com sal, pimenta, óregano ou outros temperos que desejar. Acrescente o molho de tomate e deixe ferver por alguns minutos, colocando a cebolinha apenas ao desligar o fogo. Unte com a manteiga um refratário e nele espalhe, primeiro, a mistura feita com o arroz. Então cubra com o molho de carne e, finalmente, com as fatias de mussarela. Leve ao forno, quente preaquecido para gratinar, por cerca de 15 minutos.


MICRO-ONDAS
 
Filé de peixe ao vinho.

Alcaparras são acompanhamento perfeito para este filé de peixe.

   
12 filés de peixe (pescada, badejo ou linguado); 1/4 de colher (chá) de pimenta-do-reino moída; 1 de colher (chá) de sal; 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco.

Em refratário quadrado, coloque os filés lado a lado. Acrescente o vinho, o sal e a pimenta-do-reino. Tampe o refratário e leve ao micro-ondas por 10 a 15 minutos, em potência média. Se os filés forem muito fininhos, o tempo deve ser de apenas 10 minutos.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2018 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU