Semanal / No 1109   © 2019   Edição 22/28mar19
[CASEIRA]
[TENTAÇÃO]
[ACOMPANHAMENTO]

CASEIRA
 
Frango com Couve Flor.

Uma combinação deliciosa! Para repetir muitas vezes.

   
1 frango inteiro; 4 dentes de alho bem picados; 2 cebolas médias picadas; 1/2 lata de ervilhas; 2 couves-flor; sal e pimenta a gosto; farinha de trigo; 3 ovos; salsa picada para decorar.

Limpe e corte o frango em pedaços. Em uma panela grande, coloque o azeite, a cebola e o alho. Tempere com pimenta e sal. Deixe refogar até dourar. Acrescente o frango e refogue por alguns minutos para tomar gosto. Acrescente água suficiente para cozinhar o frango (dependendo do tamanho do frango, de 1/2 litro a 1 litro). À parte cozinhe os buquês de couve-flor em água abundante com uma colher de sal, sem deixar amolecer demais. Retire da água e escorra bem. Bata os ovos em uma tigela. Passe os buquês de couve-flor no ovo e depois em farinha de trigo. Frite em óleo quente abundante. Escorra sobre papel absorvente. Acrescente a couve-flor frita à panela onde o frango está cozinhando (no final do cozimento, quando o frango já está macio e a água secando). Deixe no fogo apenas o suficiente para aquecer tudo. Passe para uma travessa e sirva com salsa por cima.


TENTAÇÃO
 
Docinho de jaca.

Quem gosta de jaca vai vibrar; quem não sabe se gosta, vai descobrir um surpreendente modo de saborear essa fruta bem tropical.

   
1 kg de jaca madura (prefira o tipo mole, que tem frutos menores); 5 kg de açúcar; açúcar refinado para polvilhar.

Retire os caroços dos favos de jaca. Em uma panela, leve ao fogo os favos e o açúcar, misturando até se soltar do fundo. Derrame o doce ainda quente (não fervendo) em uma superfície lisa, coberta com um plástico grosso bem limpo. Espalhe de modo a ficar com cerca de um centímetro de espessura. Quando o doce estiver frio, corte-o em pedaços pequenos e passe em açúcar refinado.


ACOMPANHAMENTO
 
Bolinho de batata ao forno.

Esses bolinhos são um excelente acompanhamento para carnes com molho.

   
1 kg de batatas cozidas e descascadas; 2 colheres (sopa) de manteiga; 100 gramas de queijo tipo mussarela cortado em cubinhos; 100 gramas de presunto cortado em cubinhos; noz moscada; orégano; leite quente; 1 ovo batido para pincelar.

Passe as batatas no espremedor; acrescente a manteiga e faça um purê bem consistente, usando muito pouco leite - apenas o suficiente para a massa não ficar dura demais. Misture o restante dos ingredientes. Unte uma forma com margarina e farinha. Coloque na forma colheradas generosas da mistura. Pincele com o ovo batido e leve ao forno por cerca de 20 minutos, até começar a dourar.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2019 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU