Semanal / No 1116   © 2019   Edição 17/23mai19
[SABOR PORTUGAL]
[LIGHT]
[FÁCIL]

SABOR PORTUGAL
 
Bacalhau à Moda do Alentejo.

Maneira descomplicada de preparar bacalhau em prato único, que dispensa complementos.

   
1 xícara (chá) de azeite; sal e pimenta do reino a gosto; 500 gramas de bacalhau; 400 gramas de batatas; 3 pimentões verdes; 4 tomates; azeitonas pretas para decorar.

Deixe bacalhau de molho em água, por 24 horas, na geladeira. Troque a água pelo menos 4 vezes. Afervente o bacalhau por 5 minutos e reserve. Lave bem as batatas e cozinhe com a casca. Coloque metade do azeite em uma forma refratária (preferencialmente de louça ou barro). Sobre o azeite, coloque as batatas precozidas cortadas em rodelas grossas; depois os tomates sem pele nem sementes, os pimentões cortados em tiras, e o bacalhau em lascas não muito pequenas. Regue com a outra metade do azeite. Tempere com sal e pimenta e leve ao forno médio (160ºC) até que o pimentão e os tomates estejam assados. Sirva na própria forma em que assou, decorando com as azeitonas.


LIGHT
 
Purê de cebolas.

Deliciosa alternativa light ao purê tradicional. Ideal para acompanhar carnes assadas, essa receita rende duas porções de 134 calorias cada (sem o azeite).

   
1 colher (sobremesa) de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de salsa picadinha; 1 copo de leite desnatado; 400 gramas de cebolas; pimenta-do-reino moída e sal a gosto.

Descasque as cebolas e cozinhe durante 20 minutos em água fervente, ligeiramente salgada ou no vapor. Escorra, passe por uma peneira, tempere com sal e pimenta e junte a farinha de trigo diluída no leite. Lave ao fogo, mexendo até engrossar. No momento de servir, adicione a salsa picadinha. A farinha de trigo pode ser substituída por farinha de arroz ou amido de milho. Para ressaltar o sabor, regue com um fio de azeite.


FÁCIL
 
Pão de queijo fácil.

O cheirinho de pão de queijo quentinho saindo do forno é irresistível!

   
3/4 xícara (chá) de leite; 1/2 xícara (chá) de óleo; 1 ovo; 100 gramas de queijo ralado (meia-cura ou tipo parmesão); 4 colheres (sopa) de amido de milho; 1 colher (chá) de sal; 1 e 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo; 1 colher (chá) de fermento em pó; óleo para untar.

Bata todos os ingredientes no liqüidificador (seguindo a ordem acima, ou seja, líquidos primeiro), apenas o tempo suficiente para misturar bem. Coloque em forminhas de empada untadas com óleo, enchendo-as somente até a metade. Coloque as forminhas dentro de uma assadeira e leve ao forno preaquecido quente (180ºC) por 30 minutos (ou até começarem a dourar). Espere amornar, desenforme e sirva.


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  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
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