Semanal / No 1139   © 2019   Edição 08-14nov19
[TRADICIONAL]
[TENTAÇÃO]
[VEGETARIANO]

TRADICIONAL
 
Bacalhau à Assis.

Com uma quantidade não muito grande de bacalhau, essa receita saborosa rende de 5 a 6 boas porções. Acompanhe com salada de folhas verdes.

   
4 postas de bacalhau dessalgadas e limpas (cerca de 500 gramas); 1/2 xícara (chá) de azeitonas pretas picadas; 1/2 xícara (chá) de óleo; 1/2 xícara (chá) de azeite; 1 colher (sopa) de salsa picada; 100 gramas de presunto picado; 1 pimentão vermelho sem sementes; sal e pimenta-do-reino a gosto; 8 batatas sem casca; 4 cenouras sem casca; 8 ovos batidos; 2 cebolas.

Desfie grosseiramente o bacalhau, já dessalgado e limpo, e reserve. Corte a batata e a cenoura em palitos bem finos (tipo palha) e frite no óleo bem quente. Retire, escorra sobre papel-toalha e reserve. Corte a cebola em meia-lua e refogue no azeite. Junte o presunto e o pimentão cortado em cubos. Acrescente o bacalhau e refogue por alguns minutos. Acrescente a batata e a cenoura e misture bem. Junte os ovos levemente batidos com a salsa e cozinhe - sem deixar ressecar. Tempere com sal e pimenta, mexa ligeiramente e sirva decorado com as azeitonas.


TENTAÇÃO
 
Cocada Assada.

Um modo fácil e à prova de erros de fazer cocadas em casa.

   
50 gramas de manteiga em temperatura ambiente; 11/2 xícara (chá) de açúcar; 1 ovo bem batido; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 3 xícaras (chá) de coco fresco ralado.

Preaqueça o forno em temperatura média (170ºC). Unte uma forma retangular grande. Bata muito bem a manteiga com o açúcar até espumar. Acrescente o ovo e adicione a farinha aos poucos. Por último, acrescente o coco ralado e misture muito bem. Faça porções com uma colher e vá colocando no tabuleiro, mantendo um espaço entre elas. Asse até dourar.


VEGETARIANO
 
Macarrão colorido.

Muito saboroso, esse macarrão é nutritivo, saudável e fácil de preparar. Perfeito para as refeições em família.

   
1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço; 1/2 xícara (chá) de cebolinha picada; 1/2 xícara (chá) de azeite; 3 colheres (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de sal; 300 gramas de queijo branco cortado em cubinhos; 500 gramas de macarrão tipo parafuso; 1 vidro pequeno de champignon; sal e pimenta-do-reino a gosto; 1 lata de milho verde; 1 lata de ervilha; 1 cebola picada.

Cozinhe o macarrão em água com sal e as três colheres de óleo pelo tempo indicado na embalagem para ficar "al dente". Escorra e reserve. Frite a cebola no azeite até dourar. Acrescentar o milho, o champignon e as azeitonas. Refogue por 5 minutos. Junte a ervilha e a cebolinha. Temperar com sal e pimenta a gosto e retire do fogo. Coloque o macarrão cozido em um refratário e acrescente o molho, misturando bem. Coloque por cima o queijo em cubinhos e leve ao forno, preaquecido médio/quente (180ºC), por 10 minutos.


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  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
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