Semanal / No 1030   © 2017   Edição 19/25mai17
[SOFISTICADA]
[CASEIRA]
[INVERNO]
[RÁPIDO LEVE]

SOFISTICADA
 
Risoto de salmão e alho poró.

Um banquete não só para o paladar mas também para o olhar.

   
2 colheres (sopa) de manteiga; 6 talos finos de alho poró finamente fatiados; 1 e 1/2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (especial para risoto); 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco; 3 xícaras (chá) de caldo de peixe caseiro morno; 100 gramas de salmão defumado; 2 colheres (sopa) de creme de leite fresco; 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado; sal; pimenta-do-reino e noz moscada ralados.

Refogue o alho poró na manteiga, mexa sempre até que ele comece a ficar ligeiramente dourado. Adicione o arroz e misture bem. Adicione o vinho e mexa até começar a secar. Coloque uma concha de caldo de peixe, misture e deixe em fogo baixo até começar a secar. Repita a operação com o caldo de peixe até que o arroz esteja al dente, isso leva cerca de 20 minutos. Acerte o sal no fim do cozimento do arroz, adicione a pimenta e a noz moscada. Acrescente meia concha de caldo, o creme de leite e o salmão picadinho. Mexa bem e coloque o queijo parmesão.Mexa, tampe e deixe descansar por 1 minuto antes de servir.


CASEIRA
 
Alcatra com vegetais.

Fácil de preparar, é uma receita de baixo custo, ideal para o dia-a-dia.

   
2 colheres (sopa) de salsa picada; 1 colher (sopa) de azeite; 2 xícaras (chá) de purê de tomate; 1 xícara (chá) de vagem; 1 xícara (chá) de água; 1/2 xícara de vinagre; 1 cebola cortada em rodelas; 4 bifes de alcatra sem gordura; 4 cenouras cortadas em cubos; 1 folha de louro; orégano e sal a gosto.

Em uma panela de pressão, coloque a cebola, depois os bifes, a vagem, o louro e a cenoura. Polvilhe com sal e orégano. Misture o purê de tomate com o vinagre e a água e despeje esse molho por cima dos bifes. Regue com azeite e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Depois de pronto, polvilhe com salsa.


INVERNO
 
Creme de tomate com queijo.

Cremosa e saborosa, essa sopa é perfeita para o jantar em dias frios.

   
5 colheres (sopa) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de cebola picada; 3 colheres (sopa) de azeite; 2 xícaras (chá) de água; 2 xícaras (chá) de leite; 200 gramas de queijo cremoso (tipo catupiry); 8 tomates maduros e firmes; 2 ramos de manjericão; sal e orégano a gosto; 1 talo de alho poró; 8 cravos da índia.

Refogar no azeite a cebola, os tomates picados grosseiramente refogando-os bem. Deixar ferver por 1 minuto. Amornar. Retirar os cravos da índia e levar o refogado no liqüidificador e peneirar. Liqüidificar também o leite e a farinha de trigo, voltar ao fogo com o molho e deixar ferver, juntar o requeijão e orégano. Servir polvilhado com queijo parmesão.


RÁPIDO LEVE
 
Aspargos gratinados.

Uma receita leve para acompanhar carnes ou mesmo como prato principal. Rende duas porções de 75 calorias cada.

   
12 aspargos em conserva ou frescos; 10 gramas de queijo ralado; 10 gramas de manteiga; pimenta-do-reino; 2 tomates e sal.

Coloque os aspargos (se forem frescos, cozinhar antes) em um refratário. Polvilhe com o queijo ralado e espalhe por cima a manteiga em bolinhas. Rodear com os tomates cortados em fatias, salpicar com sal, pimenta e levar ao forno para dourar.


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  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
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