Semanal / No 1041   © 2017   Edição 18/24ago17
[TENTAÇÃO]
[DIFERENTE]
[LIGHT PARA DOIS]

TENTAÇÃO
 
Torta de geléia de amora.

Prepara-se com muita facilidade essa receita de torta. Ainda assim, é deliciosa e vai certamente fazer sucesso em qualquer ocasião.

   
Massa: 2 xícaras (rasas) de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de manteiga; 1 gema; 2 colheres (sopa) de açúcar refinado; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/2 xícara (café) de água fria. Recheio: 1 lata de leite condensado; 2 latas de creme de leite (sem soro); 2 copos (americanos) de iogurte natural (sem soro). Geléia: 2 xícaras (chá) de amoras maduras lavadas e escorridas; 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado.

Misture todos os ingredientes secos da massa. Acrescente a manteiga (à temperatura ambiente) e mexa tudo com um garfo até formar uma farofa. Bata ligeiramente a gema e misture com a água fria. Acrescente à massa e misture tudo muito bem. Espalhe a massa no fundo e nas laterais de um forma média (baixa) para tortas. Asse em forno preaquecido médio-quente (180ºC a 200ºC) por 10 minutos, em uma fôrma média para tortas. Reserve. Misture todos os ingredientes do recheio, coloque dentro da massa e volte ao forno por mais 20 minutos. Enquanto isso, prepare a geléia cozinhando o açúcar com as amoras em fogo baixo até formar uma calda espessa, mas não muito grossa. Espere esfriar para usar. Retire a torta da forma (se for desmontável), coloque no prato de servir. Quando esfriar, cubra com a geléia e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Sirva gelada.


DIFERENTE
 
Pimentão recheado com atum.

O mais comum é rechear pimentões com carne. Mas vale a pena experimentar essa receita realmente gostosa e diferente.

   
4 pimentões grandes; 2 latas de atum; 1 cebola pequena bem picada; dois dentes de alho bem picados; 1 pão francês molhado e espremido; pimenta do reino e sal a gosto.

Tire a tampa dos pimentões (não jogue fora) e lave-os por dentro e por fora, tirando as sementes. Coloque para ferver junto com as tampas, por uns 20 minutos ou até que fiquem macios. Escorra e reserve. Em uma tigela, misture os outros ingredientes, formando uma pasta homogênea. Recheie os pimentões com a mistura, coloque as tampas e prenda com palitos. Arrume em uma assadeira e leve ao forno forte (200ºC) por 30 minutos ou até que os pimentões fiquem bem dourados (a pele deve estar se soltando).


LIGHT PARA DOIS
 
Bife moído com cogumelo.

Receita ideal para duas pessoas, nutritiva e de baixas calorias (290 por porção). O ideal é acompanhar apenas com salada crua ou legumes no vapor.

   
1 copo de suco de tomates; 250 gramas de carne moída sem gordura; 100 gramas de cogumelos (de sua preferência); pimenta-do-reino e sal a gosto.

Pique os cogumelos em pedacinhos tão miúdos que fiquem quase moídos. Misture com a carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Forme bolas de carne e achate entre as mãos. Asse em uma grelha ou frite em frigideira antiaderente dos dois lados. Quando estiverem prontos, coloque os bifes em uma travessa e derrame por cima o suco de tomate bem quente.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2017 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU