Semanal / No 1132   © 2019   Edição 20-26set19
[SABOR BRASIL]
[ORIENTAL]
[INVERNO]

SABOR BRASIL
 
Azul-marinho.

Se usar uma panela de ferro, o azul ficará ainda mais intenso devido ao contato do ferro da panela com o tanino da banana.

   
500 gramas de garoupa em postas; 6 bananas nanicas bem verdes; 1/2 xícara (chá) de óleo; 2 dentes de alho picado; 3 xícaras (chá) de água; 1 xícara (chá) de cheiro verde; suco de 1 limão; sal e pimenta-do-reino a gosto.

Tempere o peixe com sal, suco de limão e pimenta-do-reino. Corte as pontas das bananas, descasque e corte em três pedaços. Refogue o alho e as bananas em óleo quente. Adicione a água e deixe ferver até que esteja quase cozida. Acrescente as postas de peixe e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acerte o sal e salpique o cheiro verde. Sirva bem quente.


ORIENTAL
 
Molho agridoce.

Ideal para servir sobre carne de porco ou frango frito cortado em cubinhos.

   
1 colher (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de cebolinha verde picada; 2 dentes de alho amassados; 2 colheres (sopa) de açúcar; 3 colheres (sopa) de vinagre branco; 2 colheres (sopa) de polpa de tomate; 2 colheres (sopa) de shoyo; 4 colheres (sopa) de suco de laranja; 2 colheres (sopa) de vinho branco; 4 colheres (sopa) de água; 1 colher (sopa) de amido de milho.

Esquente o óleo em uma panela e refogue a cabola e o alho. Em fogo baixo, coloque os demais ingredientes - menos o amido de milho - e mexa até que o açúcar esteja totalmente dissolvido. Aumente a chama e, e sem parar de mexer, adicione o amido previamente dissolvido em 4 colheres de sopa de água. Espere o molho engrossar e retire do fogo.


INVERNO
 
Sopa Creme de Couve-flor.

Torradas e um dia frio são os acompanhamentos perfeitos para essa sopa.

   
2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo; 3 colheres (sopa) de molho de tomate; 2 colheres (sopa) de margarina; 3 tabletes de caldo de carne; 3 dentes de alho amassados; 2 litros de água fervendo; 1 lata de creme de leite; 4 batatas descascadas e picadas; 1 cebola picada; 1 copo de leite; 1 couve flor; sal; salsa e cebolinha para polvilhar.

Frite a cebola e o alho na margarina. Acrescente a farinha de trigo, mexendo até dourar levemente. Acrescente a água, as batatas e a couve flor (já limpa e picada). Quando estiverem cozidas, bata no liquidificador, juntando o leite e o creme de leite. Volte ao fogo apenas para aquecer o conjunto. Na hora de servir, polvilhar com o cheiro verde picadinho.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2019 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU