Semanal / No 1080   © 2018   Edição 20/26jul18
[FÁCIL]
[SOFISTICADA]
[CASEIRA]

FÁCIL
 
Talharim rápido ao forno.

Esse talharim ao forno é uma receita de baixo custo e muito simples de preparar.

   
1 pacote de massa tipo talharim; 1 colher (sopa) de azeite; 1 vidro pequeno de maionese (250 gramas); 300 gramas de mussarela cortada em cubinhos, 3 dentes de alho fatiados, 3 tomates bem picados e sem sementes, orégano a gosto. Opcional: 150 gramas de presunto cortado em cubinhos.

Cozinhe o pacote de talharim conforme a instrução da embalagem, acrescentando o azeite à água do cozimento. Deixe al dente. Em separado, misture a maionese, os cubinhos de mussarela (o presunto, se for o caso)o alho e os pedacinhos de tomate. Tempere com uma pitada de orégano. Misture bem e reserve. Quando o talharim estiver cozido e bem escorrido, acrescente o molho de maionese, misture bem e passe tudo para um refratário. Leve ao forno preaquecido quente (180 a 200 graus) apenas até derreter a mussarela.


SOFISTICADA
 
Pudim de palmito.

De sabor delicado e sofisticado, pode ser servido como entrada ou acompanhamento. A receita rende 6 a 8 porções.

   
200 ml de creme de leite (uma caixinha pequena); 1 lata de palmito em conserva (pode ser em pedaços) escorrido; 1 copo de leite integral; 4 ovos; 2 colheres (sopa) de manteiga; 30 gramas de queijo ralado; 2 colheres (sopa) de farinha de trigo; sal e pimenta a gosto.

Em uma panelinha, derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, mexendo até misturar bem. Mantendo o fogo bem baixo, acrescente aos poucos o leite, mexendo até engrossar. Acrescente então o creme de leite, misture muito bem, espere só aquecer e desligue o fogo. Quando amornar, acrescente o palmito picadinho, os ovos previamente batidos (não precisa ser em neve) e o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture tudo, sem voltar ao fogo. Passe a mistura para uma forma de canudo central bem untada (ou pequenas formas individuais) e leve para cozinhar em banho-maria. Quando o pudim estiver bem firme, desligue o fogo, retire do banho-maria e deixe descansar alguns minutos, antes de desenformar.


CASEIRA
 
Frango com quiabo.

O molho deve ficar bem encorpado. Para um acompanhamento perfeito, use arroz branco e salada.

   
1 frango; 1 embalagem de sopa de cebola; 1 cebola picada; 100 ml de azeite; caldo de 1 de limão; temperos a gosto (alecrim, louro, pimenta, etc.); 1/2 kg de quiabos; 1 caixinha de creme de leite ou iogurte natural.

Corte o frango em pedaços e retire a pele. Tempere com a sopa de cebola, o caldo de limão e os demais temperos. Não use sal, porque a sopa de cebola já contém sal. Refogue a cebola ligeiramente no azeite e acrescente o frango. Junte os quiabos cortados. Mantenha o fogo médio e a panela semi-tampada. Vá juntando água fervente, apenas o necessário para o frango não grudar na panela. Prove e acerte o sal, se necessário. Quando o frango estiver macio, junte o creme de leite ou o iogurte (com creme de leite fica mais gostoso, com iogurte, mais light). Apenas misture, aqueça e sirva.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2018 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU