Semanal / No 1037   © 2017   Edição 21/27jul17
[TENTAÇÃO]
[FÁCIL]
[ESPECIAL]

TENTAÇÃO
 
Canjica com amendoim.

Essa é uma receita bem grande, para dias de festa. Serve pelo menos dez pessoas.

   
1 1/2 litros de água; 3 1/2 litros de leite; 200 ml de leite de coco; 3 copos (americanos) de açúcar; 1 lata de leite condensado; 1 kg de milho para canjica; 500 gramas de amendoim torrado e sem casca (reserve alguns inteiros para decorar); canela a gosto, uma pitada de sal.

De véspera, lave bem o milho para canjica, escorra a água da lavagem e coloque de molho em água limpa por 24 horas. Então cozinhe, em 1 1/2 litros de água com 1 1/2 litro de leite, por duas horas em fogo brando. Enquanto cozinha, bata no liqüidificador 1/2 litro de leite com o amendoim, o leite condensado e o leite de coco. Quando o milho estiver bem macio, acrescente uma pitada de sal, o leite restante e o açúcar. Mexa e mantenha no fogo brando até aquecer bem. Coloque então o creme batido no liqüidificador, canela a gosto, misture, espere esquentar e sirva, decorado com alguns amendoins inteiros.


FÁCIL
 
Torta de frango com milho.

Essa receita de torta de frango com milho pode ser servida quente ou fria.

   
Massa: 750 ml de leite; 450 ml de óleo; 2 xícaras (chá) de farinha de trigo; 2 xícaras (chá)de queijo ralado; 1 cubinho de caldo de galinha; 1 colher (sobremesa) de fermento em pó; 3 ovos; sal a gosto. Recheio: 500 gramas de peito de frango (sem osso); 200 gramas de queijo mussarela picadinho; 1 lata de milho verde; 8 azeitonas pretas sem caroço picadas; 2 tomates sem pele e sem sementes bem picadinhos; 1/2 cebola batidinha; cheiro verde a gosto. Para decorar: queijo ralado e orégano.

Cozinhe o peito de frango em água (pouca) com 1 colher (café) de sal, 1 dente de alho e pimenta-do-reino a gosto. Quando amaciar, escorra, desfie e reserve. Na batedeira, junte os ingredientes da massa e bata até obter consistência firme. Em uma tigela à parte, misture os ingredientes do recheio com o frango. Unte uma assadeira com óleo e nela coloque a metade da massa. Acrescente o recheio e cubra com a massa restante. Espalhe por cima queijo ralado e orégano. Asse em forno preaquecido brando (150ºC) até dourar.


ESPECIAL
 
Rosquinha de limão.

Fazer a massa dessas rosquinhas é muito fácil. Mais demorado é moldar grandes quantidades de biscoitinhos. Mas vale a pena, porque desmancham na boca de tão leves.

   
1 kg de polvilho doce; 250 gramas de manteiga ou margarina (em temperatura ambiente); 500 gramas de açúcar refinado; 200 gramas de coco ralado; 3 ovos; 1 pitada de sal; 2 colheres (sopa) de raspas de limão (só a parte verde da casca).

Em uma tigela, misturar todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea, de consistência que permita enrolar. Usando porções pequenas de massa de cada vez, faça rolinhos longos e fininhos sobre uma tábua ou balcão de pia. Com uma faca, corte trechos dos rolinhos em tamanhos uniformes (de 8 a 10 cm cada trecho) e enrole cada um, unindo as pontas, para formar uma rosquinha. Leve ao forno moderado (180ºC) por 10 minutos. Não é necessário deixar corar, apenas secar bem.


Dúvidas? Sugestões?
  • Editora: Eliana B. A. Prado Assis
  • E-mail: cozi@jornaldodia.com.br
  • Jornal diário: http://www.jornaldodia.com.br
  • (c) 2017 Jornaldodia

  • LEITURA CINEMA MÚSICA COZINHA DIVERSÃO
    MENU